quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bolsas Artesanais - Modelo para uso Social

Esse é um modelo em estudo. Tenho uma forte queda para as formas geométricas com ângulos e venho buscando, há algum tempo, um modelo mais arredondado.
É uma bolsa mais leve, feita de tecido acamurçado (NÃO USO COURO ANIMAL), com alças finas presas em um suporte metalico que achei muito interessante, mas ainda não tenho certeza se ele vai ser aprovado no uso...

Gostaria muito de saber sua opinião... Se puder, deixe um comentário sobre o formato do corpo da bolsa, alças e suporte...




terça-feira, 12 de maio de 2009

Bolsas Artesanais - Protetor de GPS

Agora tem mais essa, as pessoas estão usando GPS e - tal como os Notebooks - eles têm partes delicadas e carregadedores...
Abaixo a primeira bolsa de proteção e transporte de GPS que fiz. Já foi usada e aprovada.




Apenas não dá para ver o protetor interno que coloquei para que a parte que acondiciona o GPS fique firme, mas esta semana preciso entregar mais um e vou fotografar a montagem.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bolsas Artesanais - Escolhendo um modelo

Durante um curso de empreendedorismo aprendi como se cria uma nova oportunidade de negócio. Muito interessante a técnica e ela é aplicavel em nosso trabalho de criação também.
Funciona assim:

1-Liste tudo o que vê de errado ou que está faltando em um determinado lugar.
2-Para cada item errado ou faltante, proponha uma solução.
3-Escolha a solução mais viável para colocar em pratica.

Esses tres passos nos levam a encontrar um produto.
No meu caso:
A idéia de fazer bolsas surgiu porque eu estava procurando tecido de forração para uma poltrona. Desci na região da Rangel Pestana (São Paulo) e enquanto procurava o material desejado fiquei muito impressionada com a quantidade de opções que existe por lá. Em uma loja achei retalhos por kg e trouxe diversos.
Inicialmente pretendia fazer as sacolas ecológicamente corretas que já nessa época - 2007 / 2008 - incentivavam o uso. Griffes inglesas lançaram sacolas com suas marcas e as pessoas faziam fila para compra-las.
Eu já tinha até uns modelos de inspiração:


Mas o que acabei fazendo foi uma bolsa para minha filha (essa logo abaixo). Consegui ir até o final do projeto e quem via a bolsa me incentivava a continuar fazendo.



Achei que concorrer com tantas outras bolsas bonitas que existem, teria um retorno muito lento.
Na epoca, circulavam diversas notícias sobre roubo de Notebooks e comecei a ouvir sobre pessoas procurando alternativas para transportar o Notebook sem chamar a atenção. Resolvi fazer um conjunto para quem? Minha filha, é claro, e houve aceitação.
Fiz algumas bolsas que não se destinavam ao transporte de Notebook, mas esse projeto foi a tonica do meu trabalho.
Agora quero acrescentar as sacolas retornaveis, mas quero um produto diferente do mercado. Como chegar a ele? Usando as 3 regras q mencionei no início...
O que falta nas sacolas que estão por aí? Ou seja, se eu estivesse usando uma delas, o que eu gostaria que tivesse e não têm?
A primeira coisa que sinto falta é de um forro impermeável. Sempre transporto frutas e já tive algumas surpresas.
A outra coisa é que às vezes saio por perto de casa e não quero levar uma bolsa com o dinheiro e um documento (não saio sem documento de casa). A maioria não tem um bolsinho.
Também pensaria melhor no tamanho... Preciso de bolsa grande, mas que não incomode os demais passageiros quando estou em transporte público.
E é com essas premissas que estou chegando ao modelo final... Acredito que nesse final de semana, mas não vou colocar como certo, pois é dia das mães e posso ter surpresas que diminuam meu tempo livre... Mas serão boas com certeza.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Bolsas Artesanais - um projeto de sacola retornavel

Pois é... Acabei não postando a sacola retornavel que pretendia já ter começado, mas meu trabalho acabou se desviando para duas novas bolsas que eu também precisava fazer...

Quem trabalha com criação sabe muito bem o que isso significa, olha-se para o tecido, suas cores e quando vê já se está com a mão na massa e não se consegue parar.

Mas esse projeto é urgente e as primeiras sacolas retornáveis serão feitas com esse tecido:

É uma lona macia, lavavel e com estampa bem neutra.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Bolsas Artesanais - Plástico e a Natureza

Resolvi colocar essa assunto em pauta porque acabei de ver um BLOG mencionando o limite de data para as empresas passarem a usar sacolas retornáveis... Mesmo adorando fazer bolsas, não tinha nenhum produto voltado a esse objetivo, mas sou totalmente a favor dele, tanto é que hoje mesmo vou postar aqui uma sacola que vou começar a produzir para colaborar com essa tarefa.

Eu já tinha esse link que havia me horrorizado há uns tempos atrás. Ele é um dos que nos dá a ideia do resultado do uso desenfreado das sacolinhas plásticas.

Um Primeiro de Maio bem profícuo para todos