domingo, 23 de agosto de 2009

O futuro do Artesão

Com os empregos formais se tornando escassos, cada vez mais o artesanato tem se tornado fonte de sustento para muitos.

Estive em duas feiras de artesanato entre Julho e Agosto e fiquei impressionada com a quantidade de artesãos buscando atualização (MEGAARTESANAL) e expondo trabalhos sofisticadíssimos (15a Craft, ABAP, ...).

Seja essa fonte de renda a principal ou a secundária, seria importante considerar que um dia ela fique difícil de ser praticada e ao desaparecer deixe uma lacuna perigosa.

Todos sabemos que o auto sustento traz dignidade. É preciso pensar seriamente nisso.
Algumas informações úteis nesse sentido podem ser encontradas aqui.

Gostaria de ter um calendário de feiras (públicas e particulares) que expõem trabalho artesanal e/ou material útil para o artesão. Não sei se isso existe.

Por exemplo, a Megaartesanal é uma feira organizada por uma empresa, mas existem locais onde ocorre exposição do trabalho de artesões semanalmente ou com alguma frequência e que acontecem em local público. Outro dia vi uma matéria em um jornal de TV.

Ver essas feiras é buscar fonte de inspiração. As ideias usadas em alguns trabalhos, podem impulsionar nossa criatividade ajudando-nos a buscar sempre novidades no nosso trabalho.

Vi isso outro dia na 15a Craft. Uma artesã que conhece a tecnologia de encapsulamento de essências, encontrou outra que domina a técnica de produção de papel artesanal. Resultado? As duas vão juntar suas experiências para chegarem a um resultado acessível de um produto final - papel com aroma - que nem é algo inédito, mas foi feito de forma pontual. Achei o máximo...

Eu busco tecidos com estampas diferentes para meus produtos. Quando uso o mesmo tecido, o layout do produto é diferente. Até já encontrei quem faz, mas só aceitam encomendas gigantescas...
Continuo na busca...