quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Continuação 1, do PAP da Carteira

Passo 4. Juntar as pregas de ambos os lados deixando o lado direito do tecido para dentro.
· Certifique-se que as pregas de cada lado correspondem.
· Passar uma costura inferior ao longo da linha de intersecção.
· Por causa do pregueamento feito anteriormente, quando você costurar essa emenda, deve criar o fundo arredondado harmonioso como na carteira mostrada.
Passo 5. Com os lados direito ainda juntos, fazer as duas costuras laterais formando um ligeiro ângulo, como mostrado.
  • Vire o direito para fora.
Passo 6. Voltando a trabalhar no forro:
Agora é hora de acrescentar uma entretela ou espuma caso se queira que a carteira tenha uma aparência mais firme... Se for fazer isso, o material deverá ficar no avesso do forro, ou seja, entre o forro e o tecido.
Agora, com os lados direito juntos, dobre o retângulo do forro ao meio longitudinalmente, conforme mostrado e costurar uma linha curva para coincidir com a costura de fundo que acabou de fazer no tecido da carteira. Isso é para que quando inserir o forro na carteira, ele se encaixe confortavelmente na curva do fundo.
Cortar o tecido em excesso da costura

Passo 7. Para fazer as costuras laterais do forro
Colocá-lo sobre o tecido cortado e montado igualando as extremidades onde a costura deve passar, de modo que o forro encaixe perfeitamente na carteira.
Costurar no mesmo ângulo como no acabamento lateral do tecido externo.
Acertar as costuras extras. Deixar o forro com o lado direito para dentro, mas virar o lado direito do tecido para fora.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Bolsas artesanais: O P.A.P. prometido

Há muitos meses atrás prometi fazer um passo-a-passo para ilustrar a montagem de uma bolsa.

Não consegui cumprir a promessa.
Depois de muitos enfrentamentos para me organizar, resolvi a questão simplificando a tarefa, ou seja, traduzi e testei um passo-a-passo que achei bem interessante indicado no blog Criar com tecido.

O original está em inglês aqui e é uma carteira muito simpática.

Meu trabalho foi traduzir e testar. Precisei de algumas licenças poéticas para adaptar o vocabulário dessa área, mas acredito que esteja compreensível.

O processo todo no original foi dividido em 16 partes, que eu vou respeitar para colaborar com as pessoas que forem olhar a sequencia de fotos de lá.

Pretendo colocar em média 4 partes por POST. Acrescentar minhas anotações e na conclusão, colocar minha versão da carteira. Porque é claro que acrescentei coisas que acho importante, mas que complicam um pouco, como colocar ziper e divisão interna...

Passo PREPARATÓRIO

Minha conclusão em relação ao tecido é que o modelo sugerido não é adequado para tecidos muito encorpados, em contrapartida, tecidos finos não o realçam. A carteira fica sem graça.

Passo 1. Cortar um retângulo do tecido e outro para o forro com as medidas 39,4 cm X 31,72.
A medida da altura foi calculada duas vezes, pois será dobrada ao meio, assim o tecido terá 38,4 cm de largura, por 31,72 (30,72 + 1cm para margem de costura) de altura.

Passo 2. Dispor o retângulo do tecido e preguear ambos os lados:

A) iniciar no meio de um dos lados da largura, marcando as pregas e fixando-as, temporariamente, com alfinetes
Passar uma costura vertical sobre todas as pregas de forma a mantê-las no lugar
Assegure-se que as pregas foram feitas INCLINADAS. Passar o ferro para aplaná-las.

Obs: Para facilitar o alinhamento das dobras nas duas laterais, riscar uma linha na vertical e fazer as dobras no avesso, olhando seu resultado no direito de forma que fique como na foto maior. A prega do meio é uma prega macho (terminologia de costura)

B) Repetir o processo no lado oposto. Isso pode deixar o retângulo de tecido amassado e irregular na área intermediária entre os dois lados inclinados, mas é assim mesmo.

Passo 3. Cortar o excesso de tecido que passar da linha certificando-se que existe tecido suficiente para costura acima do corte

No próximo POST será tratado a parte do forro.
Até breve...