quarta-feira, 23 de junho de 2010

TECIDO para confecção da bolsa artesanal

Hoje li um post de uma colega BLOGUEIRA de Portugal mostrando sua experiência ao executar uma bolsa, que aliás ficou muito bonita.

Mesmo sendo ela bem experiente costurando roupas, se deparou com detalhes novos nessa empreitada e foi isso que me impulsionou a colocar alguns detalhes desse processo de fazer bolsa, que venho trilhando de forma autodidata desde 2007.

Como ela é bem criativa, seu maior problema foi com a costura de algumas partes da bolsa, mas muitos trabalhos se tornam inviáveis se o tecido não for bem escolhido.

O tecido pode até ser escolhido aleatóriamente, mas sua escolha vai limitar o modelo da bolsa a ser confeccionada.

Quem costura ou modela peças de vestuário entende bem do que estou falando. Não se pode usar um molde criado para um tecido strech para confeccionar uma peça em tecido plano.

Assim, não posso usar um tecido encorpado para confeccionar uma carteira delicada. Mesmo tecidos aparentemente mais finos, em algumas partes da peça ele vai ficar "acumulado" e a aparência final da peça ficará comprometida.

No meu processo de aprendizagem cheguei a essa sequência:
  • escolha do tecido externo
  • modelo da peça
  • escolha do tecido do forro
  • escolha da colocação do zíper
  • escolha das ferragens
Na última experiência que fiz - carteira do PAP de posts anteriores desse BLOG - escolhi um modelo e depois fui escolher os tecidos que poderiam ser usados. Alguns deles precisaram ser descartados, pois não deram a aparência desejada.

Próximos Posts:
  • colocação de zíper
  • uso da cola de sapateiro
  • ferragens


segunda-feira, 7 de junho de 2010

MEGARTESANAL

Vai acontecer em São Paulo a partir de 30 de Junho próximo, no Centro de Exposições Imigrantes, a Megaartesanal.
É uma concentração de técnicas e material para trabalhos que nos deixa sem folego.
No site dá para ver a programação de cursos no item: "AGENDE-SE PARA OS CURSOS DA MEGA ARTESANAL 2010! "

Estive nessa feira ano passado e fiquei encantada com a quantidade de pessoas que se interessam pelo artesanato.
Muitas dessas pessoas são bem idosas e chegam entusiasmadas de diversas partes do Brasil para conhecer novas tecnicas.

Links de PAP

É incrível como esse universo de BLOG's é ativo: mesmo não postando, continuam surgindo seguidoras. Apesar de ficar feliz com isso, me sinto constrangida por não cumprir com minhas promessas em relação às atualizações deste BLOG.


Sem querer me justificar, uma das explicações para o sumiço está nas fotos. Ser vó é tudo de bom e tenho aproveitado todas as oportunidades para estar perto deste pedacinho do céu.

É a bebê mais sorridente que já vi. Será que isso é novidade no mundo dos recém nascidos e eu é que estou desatualizada? Que as crianças estão mais ativas eu sei, mas sorrir tanto...


Voltando ao assunto do BLOG:
Hoje mais uma pessoa solicitou o PAP da carteira em um só arquivo e achei melhor inserir um link para todos os que se interessarem. Está na lateral abaixo do título PAP's do BLOG...

Aliás, muito interessante poder ter links de arquivos que geramos... Eu converti o meu arquivo feito inicialmente em Word, em Pdf, para evitar que se faça alterações por engano, mas se alguém preferir que eu envie em extensão DOC, é só me pedir.

Agradeço a atenção e carinho de todas as pessoas que passam por aqui (uma média de sessenta por dia) de todas as partes do mundo.