domingo, 9 de novembro de 2008

Fase final do Projeto - problemas na montagem de Bolsa Artesanal

Depois de muitas interferências da vida pessoal e dos contratempos com o material escolhido, estou na fase final deste projeto.
Às vezes me esqueço, pelo fato de estar trabalhando com bolsas, que uso tecidos. Tecidos de forração, mas tecidos... Não verifico se todos os tecidos escolhidos são compatíveis e como resultado? Quebro a cabeça na hora de costurar, pois alguns deles têm elasticidade diferente.
No último post desse assunto, mostrei uma junção de cores e materiais. Era o início do trabalho e ainda não haviam surgido problemas, mas ao começar a unir as partes se iniciaram os desacertos. O tecido prata tinha maior elasticidade que o roxo. Para completar, ao costurar o roxo com o tecido da forração (o estampado com araras) ou faltava forro, ou sobrava. Até agora não entendi o mistério. A minha alternativa foi trocar o forro para uma acetinado prata. Como ele não contém a parte de espuma que normalmente uso neste tipo de bolsa, inseri um outro entre o tecido externo e o forro acetinado. Mesmo usando 3 tecidos, ficou mais facil traballhar.
Algum dia vou entender o que aconteceu!

A situação atual é a seguinte:

1 - O novo forro e os bolsos internos já aplicados
2 - A espuma intermediária, as alças e as ferragens escolhidas


3 - O bolso externo
4 - o fundo externo da bolsa maior
5 - O fundo interno, mostrando o reforço fixado na parte interna

6 - O ziper que ainda será cortado no tamanho e será usado na parte interna superior para fechar a bolsa maior
7 e 8 - As duas bolsas já concluídas: Porta notebook e porta fios e transformador do Notebook
9 - Uma idéia da bolsa maior concluída, sem os fechamentos laterais





Ainda tenho uma linha de montagem bem precária. Preciso melhorá-la se quiser produzir mais rápido.
Meu processo de decisão em relação a posição e acabamento das alças, ferragens adequadas e destaques, está muito lento, mesmo considerando-se uma produção artezanal.
Bem, espero melhorar nas próximas.

2 comentários:

Ana's Closet disse...

Gosto da maneira como fazes a montagem das bolsas! Começas por fazer a parte de dentro e só depois "forras" com o tecido exterior! E fica tudo a bater certo.
Um concelho: se estás a fazer tudo de raiz... vai tirando as medidas e fazendo um esquema de montagem. Será muito mais fácil se quiseres fazer outra bolsa como o mesmo feitio!

Beijinhos

Laila disse...

Pois é amiga Ana, as bolsa precisam desse artifício para que seja possivel colocar detalhes como, ziper, pressões, proteção etc antes de coser as laterais. Quanto menor a bolsa mais isso se torna necessário e a razão sempre a mesma: costurar mais fácil.
Eu faço todo o projeto, mas sempre me ocorre um detalhe na hora da montagem, é isso que preciso evitar.
Obrigada pelo conselho.
Bjs