Ferragens, tecidos, acabamentos, detalhes. Enfim, onde achar e o que é melhor para fazer o que as pessoas precisam?
Há duas semanas me daparei com mais uma dessas perguntas. Alguém precisava de uma bolsa para acondicionamento de material profissional ultra delicado e que é usado em condições bastante adversas.
Resultado? Buscar tecidos e acabamentos que acondicionassem corretamente o equipamento.
Foi assim que fui apresentada à CORDURA.
Aháaaaaa.... Quem???
Pois é, existe um fio produzido atualmente pela InvistaTM, de altíssima durabilidade que recebe esse nome e que dá origem aos Tecidos Cordura.
Esses tecidos são produzidos com fios de poliamida 6.6 de alta tenacidade, com resistência à ruptura muito acima da média dos tecidos existentes no mercado, por isso apresentam altíssima resistência nos itens abrasão, rasgamento e perfuração, além de não formar pilling (bolinhas). Podem ser tinto ou estampado, são leves, fácil de lavar, secam rapidamente, não mofam e mantém aparência de novo por muito mais tempo. Quando submetido a acabamento de resinas ou Teflon, podem adquirir características de repelência a água, óleo, retardante de chamas, etc.
Os fios lisos apresentam maior resistência à ruptura por tração e são mais brilhantes, enquanto o diferencial dos texturizados é a resistência à abrasão, são menos brilhantes e têm, portanto, uma aparência menos sintética e mais próxima à lona.
Atualmente todos os tecidos feitos com fios de poliamida de alta tenacidade da InvistaTM são chamados de Cordura. Porém, o tecido original que consagrou a marca e até hoje é mundialmente reconhecido por ser o mais resistente à abrasão, é o produzido com o fio texturizado.
Para se ter uma idéia, o Cordura 1000 é:
- 20x mais resistente que o Algodão
- 10x mais resistente que a Lã
- 4x mais resistente que o Nylon 400
- 3x mais resistente que o Poliéster 600
Existem tecidos Cordura de várias espessuras, expressas pela unidade den. Os produtos mais resistentes das melhores marcas do mundo são confeccionados com a CORDURA de 500 den ou mais.
* den = unidade que representa o peso em gramas de 9000 m de fio, que a grosso modo determina a espessura do fio.
Por exemplo, 9000 m de um fio de 500 den pesam 500g.
Muitos produtos importados levam a Etiqueta cordura, mas só utilizam o tecido no fundo ou em algumas áreas, empregando na maior parte do produto tecidos de qualidade inferior.
A etiqueta é a única maneira de reconhecer que seu produto tem a durabilidade e a resistência garantida por CORDURA.
Pode ser usado na confecção de:
Mochilas, pochetes, carteiras, bolsas, malas, Botas, tênis, chuteiras, coturnos, Roupas para prática de motocross, kart, trekking, escalada, Coletes salva-vidas, botes infláveis, cintos de vôo, etc.
Aprendi mais uma...
2 comentários:
Oi Laila!
Essa ganhei de presente de um amigo que foi pra India... Mas em lojinhas de proprietários indianos é fácil conseguir! O que faz mais sucesso são aquelas sedas bordadas, sabe? No Brás tem algumas lojas com tecidos indianos maravilhosos!
Bj!
http://compremoda.blogspot.com/
Obrigada Anacah, vou procurar!
Bjs
Postar um comentário