domingo, 23 de agosto de 2009

O futuro do Artesão

Com os empregos formais se tornando escassos, cada vez mais o artesanato tem se tornado fonte de sustento para muitos.

Estive em duas feiras de artesanato entre Julho e Agosto e fiquei impressionada com a quantidade de artesãos buscando atualização (MEGAARTESANAL) e expondo trabalhos sofisticadíssimos (15a Craft, ABAP, ...).

Seja essa fonte de renda a principal ou a secundária, seria importante considerar que um dia ela fique difícil de ser praticada e ao desaparecer deixe uma lacuna perigosa.

Todos sabemos que o auto sustento traz dignidade. É preciso pensar seriamente nisso.
Algumas informações úteis nesse sentido podem ser encontradas aqui.

Gostaria de ter um calendário de feiras (públicas e particulares) que expõem trabalho artesanal e/ou material útil para o artesão. Não sei se isso existe.

Por exemplo, a Megaartesanal é uma feira organizada por uma empresa, mas existem locais onde ocorre exposição do trabalho de artesões semanalmente ou com alguma frequência e que acontecem em local público. Outro dia vi uma matéria em um jornal de TV.

Ver essas feiras é buscar fonte de inspiração. As ideias usadas em alguns trabalhos, podem impulsionar nossa criatividade ajudando-nos a buscar sempre novidades no nosso trabalho.

Vi isso outro dia na 15a Craft. Uma artesã que conhece a tecnologia de encapsulamento de essências, encontrou outra que domina a técnica de produção de papel artesanal. Resultado? As duas vão juntar suas experiências para chegarem a um resultado acessível de um produto final - papel com aroma - que nem é algo inédito, mas foi feito de forma pontual. Achei o máximo...

Eu busco tecidos com estampas diferentes para meus produtos. Quando uso o mesmo tecido, o layout do produto é diferente. Até já encontrei quem faz, mas só aceitam encomendas gigantescas...
Continuo na busca...

7 comentários:

expresso moda disse...

Artesanato é um luxo!È tão valorizado em outros países,na Europa,por exemplo...no Brasil já não é assim!È uma pena!Mas é encantador o trabalho de muitos artesãos...de cair o queixo!Como os seus!


bjs

Laila disse...

Aaaiiiiiiiiiiiiii!
Paulo, assim eu fico constrangida...Mas agradeço muitíssimo o incentivo e estou me esforçando para cada dia estar mais à altura de seu elogio!
Bjs

Ana's Closet disse...

Oi Laila!
Partilho o mesmo sentimento que você! Acho que o artesanato deve ser promovido, para não morrer. Mas é com alegria que se vêm cada vez mais iniciativas, embora pontuais.
Também sinto muita dificuldade em encontrar materiais que me agradem, a preços acessíveis e em poucas quantidades, porque o que me convém é a variedade.

Beijinhos

Fafa disse...

Amiga,vou tentar mais uns dias se não conseguir vou ver o que faço!

Obrigada pela dica!

expresso moda disse...

Obrigado,Laila!Que legal que gostou da lojinha...fiquei contente,você foi a primeira que disse isso,não vou esquecer mais!

bjs!

MDBC disse...

Oi passei para deixar um abraço!!

Comecei a costurar a pouco tempo e criei um blog para mostrar as roupas que fizer... Se der passe lá!! E se gostar, me adicione na sua lista!!

Bjos

Marcela Brasil

www.meusprojetosdecostura.blogspot.com

Maira Petrella disse...

Querida Laila!!!
Que arraso este seu blog! E pelo jeito seu trabalho de artesã não fica pra trás! Adorei as bolsas, e principalmente a sua dedicação ao seu trabalho!
Concordo plenamente quando diz " o autosustento traz dignidade". Estamos saindo da era industrial e entrando na era existencial!

Um gde bjo!